Publicidade

16/07/10

DVD DO MEU PORTOFÓLIO RVCC NÍVEL SECUNDÁRIO


Despois de concluido este processo, decidi fazer aqui minha reflexão do processo. Desde o inico que o objectivo sempre foi chegar ao fim, fui constatando esse facto ao logo do processo e por vezes facilitai e cheguei a pensar em desistir. Tendo este processo uma metodologia presencial e á distância, foram muitas horas que tive que despender para a conclusão de todos os temas propostos. Não foi fácil conciliar a minha vida profissional com o processo RVCC. Os temas tratados no referencial obrigaram-me a uma reflexão sobre eu próprio e sobre minha vida, dando importância a certos pormenores que até aqui passaram despercebidos. Com a necessidade da construção de um portefólio, fui obrigado a ter acesso a outros conhecimentos, por isso dediquei algum tempo á descoberta e pesquisa dos mesmos.
Este projecto foi o responsável também, na minha evolução, na contribuição de novas aprendizagens. Ao pesquisar e elaborar os temas quase de certeza que se aprende algo. Pontos negativos e positivos. Vou começar pelas expectativas que inicialmente tinha, posso dizer que foram bem diferentes das que constatei ao longo de todo este processo. Pensava que seria mais fácil, pois fiz o nível básico á cerca de dois anos também na entidade onde trabalho e o grau de exigência como é normal não era tão alto. Reconheço que no inicio encarei este processo de uma forma leviana. Estava convencido que a certificação se iria processar de forma tradicional. De inicio não tive capacidade para interpretar correctamente o que se pretendia, e fiquei com a impressão que o RVCC seria impensável de conseguir acabar, mas penso que agora me sinto muito bem. Embora difícil e com recurso sistemático ao baú das minhas recordações, penso que tirei proveito e desenvolvi competências que estavam um pouco adormecidas, é no caso da escrita, estou habituado a escrever, mas tenho a consciência que o fazia sem observar nenhuma regra ou método, como a introdução, desenvolvimento e conclusão. Uma das dificuldades que encontrei foi fazer a ligação entre a minha história de vida e os temas apresentado. Uma outra dificuldade que tive mas que consegui superar com um certo esforço foi o facto de já não frequentar a escola a algum tempo pois quando entrei neste processo RVCC só tinha o 6ºano completo, mas com dedicação e ajuda ultrapassei essa barreira e é uma prova nítida, na minha maneira de ser, que só não consegue obter o que quer quem não se esforça suficientemente. Em conclusão, sinto que este projecto foi uma vitória que por ter chegado ao fim, que pelo que aprendi de novo e que contribuiu de certa forma para minha valorização

Sem comentários:

Enviar um comentário